Qual é a diferença entre compostável e biodegradável?

Compostável é aquele item capaz de sofrer decomposição biológica através de um processo adequado de compostagem. Deve ser quebrado de modo a não existirem partículas visualmente distinguíveis e, sem deixar nenhum resíduo tóxico. O tempo médio de desagregação de um produto compostável pode variar de 2 a 6 meses.

biodegradável é aquele item que irá se degradar a partir da ação de microrganismos existentes em ambiente natural, tais como bactérias, fungos, etc., durante um período de tempo. Não há exigência quanto à geração de “resíduo tóxico” ou definição acerca do tempo despendido para a degradação. Uma embalagem plástica pode ser biodegradável por exemplo, mas sua biodegradabilidade pode levar mais de 400 anos.

menos de 180 dias Cascas de frutas e Embalagens da AnKur
3 a 6 meses Papel
6 meses a 1 ano Panos
mais de 5 anos Filtro de Cigarro
mais de 13 anos Madeira Pintada
mais de 20 anos Náilon
mais de 100 anos Metal
mais de 200 anos Alumínio
mais de 400 anos Plástico
mais de 1000 anos Vidro
Indeterminado Borracha
Cascas de frutas e Embalagens da AnKur menos de 180 dias
Papel 3 a 6 meses
Panos 6 meses a 1 ano
Filtro de Cigarro mais de 5 anos
Madeira Pintada mais de 13 anos
Náilon mais de 20 anos
Metal mais de 100 anos
Alumínio mais de 200 anos
Plástico mais de 400 anos
Vidro mais de 1000 anos
Borracha Indeterminado

Tempos de decomposição. Fonte: "Manual da Educação - Consumo Sustentável". MMA, MEC e IDEC.

Qual é o problema do lixo plástico no mundo?

Estima-se que de todo o plástico já produzido no mundo, somente 9% foi reciclado (NatGeo), os demais estão em lixões, aterros, mares, rios, florestas, foram queimados ou estão flutuando em pântanos. É como se um caminhão de lixo cheio de plásticos estivesse sendo jogado no mar a cada minuto, constantemente, sem cessar, por anos e anos. A previsão é de que até 2050 os oceanos irão conter mais resíduos de plástico do que peixes.

Tem quem diga que ele é prático e que seu uso é inevitável: embalagens, garrafas, sacolinhas, acessórios e demais objetos sempre acessíveis e a um preço bem baixo se comparado a qualquer outro material. Mas quem paga essa conta é a natureza, o solo, os animais marinhos e até as comunidades que não têm serviço de limpeza, onde o plástico se acumula

O Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico no mundo (WWF).

Calcula-se que 75% do plástico produzido é considerado desperdício, já que são produtos de uso único/descartáveis (WWF).

O que é negócio de impacto socioambiental?

Os NIS (Negócios de Impacto Socioambiental) são aqueles que incorporam à sua missão o compromisso de transformação social ou ambiental positiva, ao mesmo tempo em que possibilitam a geração de receita. Se diferem das organizações não governamentais por depender nada ou pouco de filantropia, doações ou de recursos governamentais. Tampouco se igualam às empresas tradicionais por terem como medida principal de sucesso o impacto socioambiental, ou seja, nesse modelo de negócio, o impacto tem mais relevância do que a geração de lucro.

Quais são os nossos objetivos de desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é aquele que consegue atender às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras. Em setembro de 2015, percebendo que os indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos eram pessimistas quanto ao futuro das próximas gerações, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (ODSs) e 169 metas para que esses países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos osâmbitos até 2030.
Cada objetivo e suas respectivas metas abordam aspectos diferentes que convergem pelo fato de serem essenciais para a viabilidade de uma sociedade sustentável.

A estratégia da AnKur é voltada para cumprir os 4 ODSs abaixo:

Blog

Acompanhe as últimas novidades e dicas para reduzir o consumo de plástico no seu dia-a-dia.

Acessar
Que tal substituir o amaciante químico por uma opção natural?

Além de fornecer um substituto para as bandejas de plástico e isopor, também queremos engajar nossos seguidor...

Saiba mais
Como um momento tão prazeroso nosso pode levar a um problema ambiental tão grande?

Já parou para pensar que não precisamos de um material tão durável para um momento tão passagei...

Saiba mais

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

Fale Conosco

Se interessou ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Gostaria de trabalhar conosco?
Envie-nos um contato.